domingo, 14 de fevereiro de 2010

Primeira postagem de 2010 Mod

Esta é aprimeira postagem do ano e veio tarde , em pleno carnaval . confesso que muitas coisas mudarameste ano que metiraram o foco do mestrado , mas e estou aproveitando o feriado de carnaval e retomando o processo.

Vamos falar de mod.

Mod é a modificação de um jogo podendo ter criação de cenários (levels), palcos (stages), missões para o game, etc.

A maioria daspessoas e até escolas e até mesmo na internet o conceito mod cobre apenas o desenvolvimento de um level para um jogo de tiro em primeira pessoa (first person shooter) (FPS) ou jogo de estratégia em tempo real (real time strategy) (RTS) games.


O MOD não é bem isso nos últimos anos os editores de level que são usados na maioria das engines, se aperfeiçoaram. Modificar um game não é apenas incluir um novo personagem ou novo cenário.

A Epic nos mostrou nos últimos anos que isto não é bem assim.
Toda versão de Unreal Tournamet, inclui uma copia do level editor e de seus compiladores de script proprietários. Estas ferramentas são muito parecidas com as que a mesma vende para as empresas de jogos. Isto na verdade significa que qualquer individuo com muita paciência dedicação e empolgação pode criar um jogo exclusivo e único utilizando estas ferramentas.

O conceito de MOD como ele é normalmente apresentado é derrubado sobre esta possibilidade. O MOD aqui não é apenas uma intenção do jogo, mas sim um jogo novo que tem o potencial de ser tão bom quanto o jogo original.
Este potencial infelizmente não é completamente mostrado nos mods por uma única razão e esta razão é a mesma que separa os modders dos profissionais de level design: retorno financeiro.

Esta ideia reforça-se pelas ultimas ações tomadas pelas fabricantes de engines mais populares a Epic e a Unity 3d.
Estas empresas disponibilizaram versões de suas engines com licença free, inclusive algumas para uso comercial. Isto motivou empresas pequenas a utilizar estas engines profissionalmente e ganhar dinheiro com o produto que elas disponibilizam.

O conceito de MOD neste aspecto toma proporções completamente novas o modder e o level design agora se confundem, não é apenas o amadorismo contra o profissionalismo.

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